
OS SALMOS DOS CONVIDADOS
Postado por: Jose Cordeiro
Umuarama-PR
Quem é convidado? Todos!
Por quem? Por Deus!
Para que? Para a felicidade total no céu!
Eu não consigo entender a doutrina da predestinação, pois se Deus predestinasse alguém para o condenar, Deus não seria bom, não seria Deus.
A solução desta dúvida é a liberdade que Deus deu às pessoas humanas. Temos o livre arbítrio, podemos escolher, eleger, rejeitar. Graças ao livre arbítrio nossos atos bons são meritórios e os maus são condenatórios.
Ninguém é criado por Deus para ir para o inferno, mas os que rejeitam a Deus e não seguem seus mandamentos, quem não tem o temor de Deus e, portanto, não o respeita, condena-se a si próprio.
O compilador da “Liturgia das Horas” escolheu quatro salmos que intitulou invitatórios; e a primeira oração do dia é a de um desses salmos. Recebe um destaque especial o salmo 94 (95) que nos pede para abrirmos nossa mente e nosso coração para ouvir o chamado de Deus e nos converter.
Mas os quatro salmos têm algumas coisas em comum:
Todos ele são um chamado, um convite a todas as pessoas, a todos os povos para conhecer, amar e servir a Deus, e assim concretizar a vontade de Deus, que é a nossa santificação e salvação.
Todos nos convidam para nos aproximar com alegria de Deus e homenageá-lo com nossos cântico de louvor e ação de graças.
Todos eles tem uma clara alusão a Jesus Cristo, o Bom Pastor: “Deus é nosso Pastor e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que ele guia neste mundo” (Sl 94, 7).
Há também um lembrete da fidelidade desse Deus que nos convida. Ele sempre cumpre o que promete. “O senhor é bom e eterna é a sua misericórdia, infinito é o seu amor para conosco, sua fidelidade dura para sempre” (Sl 99, 5).
Somos convidados a escancarar as portas de nosso coração para receber o imenso Deus: “Elevai-vos bem mais, antigas portas, alargai-vos bem mais antigos portões, para que possa entrar o Rei da Glória! (...) O Deus do universo é o único Rei da glória!” (Sl 23, 7. 10).
Somos chamados a ser Imagens e testemunha de Deus: “Que todos os povos notem como Deus abençoa os seus fiéis e se sintam motivados a respeitá-lo e a cantar os seus prodígios” (Sl 66, 8).
Alegremo-nos, pois todos os povos e todas as pessoas estão convidados e viver para sempre com Deus, Amor infinito!
Dom José Maria Maimone, SAC.